Constantemente o nosso coração é atacado por vários sentimentos negativos que minam a nossa fé. Ansiedade, tristeza, raiva, decepção... O pior é concluir que a culpa de tais sentimentos negativos é, na maioria das vezes, nossa! É que nós colocamos expectativa no lugar errado, pior que isso, na pessoa errada. Pensamos que estamos fazendo o bem, ou que estamos simplesmente vivendo, e que por não se tratar de fazer algo errado tudo está certo. Mas não é assim que funciona no Reino de Deus. Os valores e princípios são diferentes – são os valores e princípios do Reino! Não os daqui da Terra, não os da nossa sociedade, não aquilo que achamos bem, bom, justo ou certo. Trata-se do que é legal no Reino – e no Reino prevalece a vontade do Rei! O bem é fazer o que Ele quer. O bem é a vontade do Rei. Temos um Rei – Jesus é o nosso Rei! Pelo menos deveria ser... Temos experimentado isso muito bem com nossas palavras, mas nossos pensamentos e nossas atitudes revelam quem de fato governa! Vou te ajudar a entender isso, compartilhando dois fatos verídicos, aconteceram comigo:
Era domingo de manhã, 26 de fevereiro, estávamos em casa, eu me ocupava com a casa, Lenilson (meu esposo) lia, enquanto meus filhos Marcus Vinícius(14) e Ana Luisa(12) brincavam no mezanino, jogavam X-box, conversavam e riam... Como é gostoso o som dos filhos... De repente o clima entre eles mudou, a disputa do jogo ultrapassaram os limites da política da boa vizinhança e começou o que minha mãe chama de “troca de amabilidades”... Não gostei do que ouvi! Imediatamente interrompi o jogo e pedi que os dois fossem pros seus quartos e refletissem, orassem sobre o acontecido. Dado o tempo necessário da disciplina, voltei ao quarto de cada um para conversar, corrigir e orarmos. Primeiro Marcus, a conversa foi objetiva, clara e depois de uma oração de confissão e arrependimento, era a vez da Ana. Conversamos, o interessante é que o Espírito Santo conduziu a conversa de uma forma diferente. Perguntei para ela: Qual a sua motivação ao tomar as decisões em sua vida? Desde escolher uma roupa... A resposta dela foi simples: -Em mim. Eu penso em mim, mãe. Claro como o dia, naquela manhã Ana Luisa entendeu que estava no controle da sua própria vida. E entendeu também que apesar de crer que Jesus era o seu Salvador, de fato Jesus não era o Senhor dela. Simplesmente porque ela tomava as decisões. Naquele momento, Ana Luísa tomou a melhor decisão de sua vida: reconheceu e se arrependeu da sua independência, com lágrimas, entregou o controle ao Senhor Jesus!
O outro fato é que estamos no meio da reforma da nossa casa. É, já sei, reforma é pior que construção... As necessidades crescem e aparecem... Mas há uma esperança para o aperto financeiro; parece que está no tempo de sair um extra na empresa... Será?? A ansiedade e a tristeza repentinamente começaram a envolver meu coração. E olha que se tem uma coisa que eu conheço é a provisão sobrenatural do Senhor. Minha vida é cheia de testemunhos. Mas os sentimentos negativos pareciam mais fortes do que eu.
“Até que entrei no santuário de Deus, e entendi...” Salmo 73.17
Ouvi claramente o Senhor falar ao meu coração: EU SOU A TUA PROVISÃO! Entendi na hora: estava colocando minhas expectativas na pessoa errada. Lembrei quem de fato está no controle da minha vida. Eu me arrependi por ter colocado minhas esperanças e expectativas em outro lugar (dinheiro), em outra fonte!
Mudei a atitude e comecei a adorar: - Só Tua glória me satisfaz Senhor!
Os sentimentos negativos? Fugiram. Como está escrito: “Tu me farás conhecer a vereda da vida; Em tua presença há fartura de alegrias” Salmo 16.11
O segredo é dar o controle a pessoa certa: Jesus. Crer e adorar!