sexta-feira, 15 de julho de 2011

VELEJAR É PRECISO!


“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” João 3.8
Velejar... imagino a sensação de liberdade que deve ser velejar. Ser levado pelo vento, horas tranquilo e suave, horas inesperado e forte. Refletir sobre João 3.8 me faz pensar em mim como um barquinho à vela. E de como este barco costuma ser cheio de vontade própria. Enquanto o Vento, o Espírito Santo, sempre Fiel e imprevisível! Lembro de quantas vezes icei as velas buscando intensamente a vontade do Senhor e de quantas tantas outras andei à deriva, exausta, cansada, simplesmete à deriva, com velas abaixadas deixando a correnteza me levar... Percebi, que nessas ocasiões, de velas baixas, na grande maioria das vezes as águas estavam calmas, paradas, e aparentemente não saí do lugar. Parece que o vento se aquietou e quase não soprou. Todas as vezes que busquei outros instrumentos, como remos, houve muita fadiga, cansaço e sinceramente naveguei em círculos... (“Não por força... mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor...” Zacarias 4.6). E em todas elas cheguei à mesma conclusão: se sou um barco à vela, porque simplesmente não levanto as velas e deixo que o vento faça o seu trabalho?
Percebi que para mim é demais entender que não preciso fazer muito (quase nada) além de me entregar e confiar no Vento. Entendi que sempre estou querendo participar de forma mais ativa do que é necessário e, na maioria das vezes, ditando a direção do meu barco. Percebi que sou tomada de uma frustração constante por não conseguir ir muito longe com minha própria força. E que todos os meus esforços de me levar além, ao que acho que é o lugar certo, não produziu muito resultado.
Não é tão fácil entregar o controle do meu barco. Abrir mão do meu “acho”, do que EU quero. E simplesmente confiar. Apesar de ser algo muito simples. E talvez por ser simples demais, eu compliquei tanto. Afinal é só confiar. Só entregar o controle total e descansar. E crer. E esperar. E Continuar crendo. É uma simples questão de entrega.
Conclui que sou ótima na questão de chamar Jesus pro meu barco (Salvação), mas tenho sérias dificuldades em Lhe entregar o controle dele (Senhorio). Este é meu desafio: deixar Jesus controlar, dirigir, direcionar e crer que a vontade dEle é o melhor. Na verdade, isso eu creio, tenho firme em minha mente e coração, mas as minhas atitudes... ahhhh minhas atitudes...
Enteder que o vento sopra onde quer – isto é: Ele quer, Ele tem vontade própria!
Não sabemos de onde Ele vem: isto é: Ele é inesperado e gosta de fazer surpresa!
E nem para onde vai: Isto exige confiança.
O vento do Espírito! A força do Senhor! Seu poder! Nada de mim – Tudo dEle!
Assim é todo o que é nascido do Espírito – isso é comigo! Preciso ser guiada pelo Espírito, pois sou nascida dEle, mesmo que me leve de forma inesperada eu confio – Na força dEle! “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”João 3.30. E descansar no privilégio de ser guiada pela Graça.
Velejar é preciso! Estou içando de novo as minhas velas, e entregando o controle absoluto a Ele. Dessa vez vou tentar não atrapalhar (achando que estou ajudando), deixar tudo bem amarrado e colocar um lembrete: - A MINHA GRAÇA TE BASTA! Jesus está no controle!
“Sendo levado por sua graça estou...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário