quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ELI, ELI, LAMÁ SABACTÂNI

     Palavras muito fortes até mesmo para Ele que sempre foi extremamente transparente. Contemplar a crucificação de Jesus me arrebata às maiores emoções, muito além do que posso descrever... São tantos detalhes importantes... Mas hoje em especial quero refletir nesta frase ecoada em meio à muitíssima dor.
     A cena era a seguinte: Jesus havia sido cruelmente açoitado, dilacerado, totalmente despido, seu sangue tornou-se suas vestes, desfigurado por uma aguda coroa de espinhos que lhe perfuraram o crânio, seus pés e mãos traspassados por pregos que o seguravam no madeiro, e o mantinham entre o Céu e a Terra!(Sua posição predileta:intercessor/mediador). Não tire os olhos dele! A cruz mata por asfixia. Jesus está de boca aberta, com terrível dificuldade de respirar, sua saliva secou, e Ele cumpre a Palavra profética de Salmo 22.15: a minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. Aliás, Ele cumpre cabalmente todas as profecias descritas a respeito do Messias – “Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.”Mateus 8.17 e “porquanto derramou sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”Isaías 53.12.
     Além de toda dor física, a dor de levar sobre si os pecados do mundo inteiro, inclusive os meus e os seus – pode ter certeza nunca passamos por dor semelhante. Mas, temos as nossas dores – e Jesus sabe como você se sente! Seja física ou emocionalmente. Ele sabe o que é dor. Por isso não te despreza na tua fraqueza. Ele sabe exatamente o que é sentir-se só. Abandonado. Ele que nunca virou as costas para ninguém, e que a ninguém negou socorro! Ele sabe o que é sentir a mais profunda angústia a ponto de até sentir-se abandonado por Deus. Não só sentiu, mas deixou registrado, bradando: ELI, ELI, LAMÁ SABACTANI; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?(Mateus 27.46). É muita exposição! Quando tomou sobre si os nossos pecados, Ele se fez pecado. Jesus não disfarçou o que sentia, não bancou o super herói como geralmente fazemos. Ele continuou sendo sincero e verdadeiro. Jesus não mascarou sua dor. Naquele momento Ele não chamou Deus de Pai. Ele apenas rasgou a sua alma! Porque o Deus Santo não comunga com o Pecado! Nem naquela hora. Mas, abandonar? Jamais – o Pai continua amando, e esperando o teu grito de socorro. – Deus, não estou sentindo a tua presença... Porque me desamparaste? ...
     O silêncio também é resposta. Ele nunca te abandonou, e nunca irá te desamparar: “Não te deixarei, nem te desampararei.” Hebreus 13.5
     Deus não espera que você seja o que não é. Que viva camuflando os teus sentimentos. Ele conhece tua dor. Ele sabe o que é padecer! (Isaías 53.3). E mais que isto, Ele é a própria cura que você precisa. Contemple Jesus mais uma vez. Olhe para o Pai que não poupou o seu Filho por amor a você, como não dará juntamente com Ele todas as coisas? (Romanos 8.32).
     Você é normal se passar por aflição. Não, não tem que estar alguma coisa errada, ou pagando por algum pecado... Tudo isto é porque ainda estamos na Terra e vai passar... A alegria vem pela manhã! E você vai ver que tudo ainda será para a glória de Deus!

Um comentário: