sexta-feira, 21 de outubro de 2011

INSUFICIÊNCIA

O Rei Davi certa vez afirmou: “Porque amo a casa do meu Deus(1Crônicas 29.3)... Por que Davi amava a casa de Deus? Porque no Antigo testamento era o lugar da Presença de Deus! Lugar onde ele sabia que poderia buscar e encontrar com o Senhor. Lugar onde ele se sentia abrigado, seguro e protegido: “Pois no dia da adversidade Ele me guardará protegido em Sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá... (Salmo 27.5).  Nas horas mais angustiantes de sua vida, sim, porque até o homem segundo o coração de Deus passa por angústias e aflição, nessas horas de angústia e tribulação, foi para a casa de Deus, para a presença de Deus que Davi correu. Ele também sabia que apenas nos  Seus braços encontraria abrigo.
Não sei como você reage diante de momentos difíceis, a verdade é que a maioria de nós sente uma imensa vontade de “chutar o balde”, ou simplesmente jogar tudo pra cima e correr pra bem longe antes de tudo vir a tocar o chão... Fugir, mudar de ares, “dar um tempo”... Essa sensação de incapacidade na verdade revela algo muito sério que nós ignoramos a maior parte do tempo: nossa insuficiência! 
Não temos todas as respostas. Não sabemos de tudo. Não temos a habilidade de resolver todos os problemas do mundo, nem os nossos próprios. Encarar nossa insuficiência é duro. Um choque de realidade. Um choque necessário para lembrarmos quem somos: criaturas! Somos limitados. Não fomos feitos para sermos super-heróis. Tenho visto muita gente frustrada, carregando sobre si um enorme peso, simplesmente porque se impuseram a responsabilidade de serem infalíveis, seres super-poderosos, e nós não somos. Somos de carne e osso, e nos esquecemos disso. E o pior é que nos esquecemos disso e nos enganamos achando que podemos vencer sozinhos.
Até quando seremos tão teimosos... Lembrei de Saulo de Tarso... Queria acertar, era zeloso, achava que estava arrasando, mas estava indo na direção oposta! Até que teve um encontro com o próprio Deus e foi confrontado: “Duro é para ti recalcitrar contra o aguilhão” Atos 9.5. Que significa: Duro para você é persistir em sua teimosia... Não somos diferentes de Saulo. Somos teimosos. Achamos que sabemos de tudo. Somos independentes... Precisamos reconhecer e amolecer nosso coração duro. Precisamos correr para o Lugar certo como Davi – reconhecer nossas limitações e entender que nem Deus nos vê como super-humanos.
Todos nós temos fraquezas, dores, problemas... Não temos todas as respostas. Mas não precisamos andar desesperados, angustiados... Precisamos, sim, reconhecer nossas limitações e insuficiência e correr para o lugar certo: A presença de Deus.
Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (se bem que podemos ser acolhidos e aconchegados em lugares assim). Deus escolheu fazer de cada pessoa seu templo, sua casa. Então está mais próximo de você do que você possa imaginar. Você só precisa abrir a porta. A chave é a sua fé!

Um comentário:

  1. Suas palavras foram como bálsamo para o meu coração. Obrigada, pastora. Amo muito vc. Bjim Josy

    ResponderExcluir