Houve fome naquela terra, como tinha acontecido no tempo de Abraão. Por isso Isaque foi para Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus.
O Senhor apareceu a Isaque e disse: "Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar.
Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.
Gênesis 26.1-3
O que fazer quando ouvir uma palavra de Deus? – Obedecer, é claro! Atitude correta. Mas, e quando nesse obedecer situações desconfortáveis estão presentes? – Continuar obedecendo, sem retroceder! Sim, obedecer ao Senhor sempre é a melhor opção, por mais louca que a situação possa parecer, por mais dura que seja a circunstância. Por que? – Simplesmente porque Deus NUNCA erra. A palavra vai continuar fiel e o “TODAS AS COISAS COOPERAM”cooperam mesmo! E "é melhor obedecer do que sacrificar"!
O que fazer quando há fome na terra, e não há água disponível? Na terra que o Senhor mandou permanecer? - Sim, nesta terra! Seria possível Deus me mandar permanecer numa terra seca? – Sim, é possível! Para quê? Esta agora responde as duas perguntas: - Para cavar poços! Para gerar água onde não as há! É isso mesmo! Deus te manda permanecer para cavar poços de água.
Foi assim com Isaque, filho de Abraão. É assim conosco. Isaque permaneceu em Gerar, lugar onde o Senhor mandou e usufruiu do poço cavado por seu pai, e começou a prosperar... É assim quando estamos obedecendo (Deuteronômio 28 nos mostra isso), as águas fluem, a prosperidade... E mesmo sem querermos a bênção nos faz notáveis. A bênção decorrente da obediência fez Isaque notável. Mas, mesmo obedecendo, Isaque precisava ser tratado. A bênção não mascara o nosso caráter diante de Deus. A bênção não disfarça as nossas falhas. Podemos obedecer determinada ordem e ainda assim abrigar um pecado “de estimação” (uma mentirinha, um enganozinho, uma pornografiazinha, uma vaidadezinha, um orgulhozinho). No processo da obediência Deus também nos trata. A obra é boa e completa: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra certamente a aperfeiçoará...” Filipenses 1.6.
Deus sabe nos tratar! Deus tratou com Isaque. Os homens de Gerar se inflamaram de inveja, rejeitaram Isaque e entulharam seus poços. Isaque com certeza não ficou feliz com aquela situação e chamou aquele poço de Essec, que significa luta. E mesmo diante da luta ao invés de murmurar, desanimar ou desistir Isaque cavou outro poço. Deixou aquele que entulharam para trás e continuou crendo. Porém, mais uma vez houve contenda pelo poço, e a este poço ele chamou Sitna – do hebraico que quer dizer inimizade. O que fazer quando por estar no lugar da obediência a inimizade acontece? – não desistir de obedecer! Não retroceder! Avance! “Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Rebote, dizendo: - Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra.” Gênesis 26.22. Não era da prosperidade financeira que Isaque falava. Isto ele já tinha. Havia herdado de seu pai e ainda tinha multiplicado. Era da prosperidade de PAZ!
Não é fácil estar obedecendo e passar por luta. Não é fácil estar se dispondo em Deus e passar por inimizades... Mas no tempo certo e com perseverança Deus libera Sua palavra: “Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes...” Genesis 26.24. Pela Sua palavra o Senhor é quem nos colocará ao lugar que Ele tem preparado para nós. Onde ninguém tocará, onde teremos paz. Ali construiremos um altar (adoração) e veremos o cumprimento do salmo 23.5(preparas uma mesa perante mim na presança dos meus inimigos) e seremos reconhecidos como Isaque foi justamente por aqueles que o perseguiram: “Vimos claramente que o Senhor está contigo.” Genesis 26.28
Nenhum comentário:
Postar um comentário